Pular para o conteúdo

Provas

← Voltar para a lista de provas

Marinha do Brasil — CPAEAM 2021 — Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros — Português, Matemática, Ciências e Inglês — Prova Amarela

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM)

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM)2021

50 questões nesta prova · página 1 de 3 · 48 com gabarito

Língua Portuguesa Regência Nominal

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 1 (questões de 01 a 09)

Eu sei, mas não devia

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Jornal do Brasil, 1972.

A regência do termo destacado em “A gente está acostumado à poluição.” está de acordo com a norma padrão da língua. Assinale a opção em que tal fato também ocorre.

Destaques do original (sublinhados):
Trecho do enunciado com o termo “acostumado à” sublinhado.
Selecione uma alternativa

Língua Portuguesa Classes de Palavras

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 1 (questões de 01 a 09)

Eu sei, mas não devia

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Jornal do Brasil, 1972.

Em “A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem.” (3º§) e “Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.” (10º§), as palavras destacadas foram empregadas, respectivamente, como:

Destaques do original (sublinhados):
Trecho do enunciado com as palavras “ler”, “porque”, “Que” e “de” sublinhadas.
Selecione uma alternativa

Língua Portuguesa Interpretação de Texto

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 1 (questões de 01 a 09)

Eu sei, mas não devia

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Jornal do Brasil, 1972.

De acordo com o texto, é INCORRETO afirmar que a autora leva o leitor a:
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

O texto critica a acomodação como um perigo real, não um 'falso perigo'.

A alternativa A é a incorreta, pois a autora mostra que a rotina e o costume são perigosos: levam a perder a vida e a deixar de perceber o mundo ao redor. Chamar isso de 'falso perigo' contraria o texto.

Análise das alternativas

B) Há a ideia de sermos espectadores da própria vida. C) O conformismo e o agir no automático são o tema central. D) O texto mostra que, com o hábito, deixamos de perceber o que está ao redor (sol, ar, amplidão). E) O último parágrafo trata de poupar a vida, que se gasta e se perde.

Referência: Interpretação de texto: Marina Colasanti, 'Eu sei, mas não devia'.

Resolução comentada do VaiConcursos.

Língua Portuguesa Formas Nominais do Verbo

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 1 (questões de 01 a 09)

Eu sei, mas não devia

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Jornal do Brasil, 1972.

Leia as afirmações abaixo.

I- Em “[...] tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, [...]” (9º§), os termos destacados são verbos em sua forma nominal, respectivamente, gerúndio e infinitivo.
II- Em “A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.” (5º§), os termos destacados são locuções verbais cujo verbo principal encontra-se no particípio regular.
III- Em “A tomar o café correndo porque está atrasado.” (3º§), os termos destacados foram empregados com valor de advérbio e adjetivo respectivamente.

Está correto o que se afirma em:

Destaques do original (sublinhados):
Afirmações I a III com os termos sublinhados: “tentando” e “perceber” (I); “ser ignorado” e “ser visto” (II); “correndo” e “atrasado” (III).
Selecione uma alternativa

Língua Portuguesa Transitividade Verbal

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 1 (questões de 01 a 09)

Eu sei, mas não devia

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Jornal do Brasil, 1972.

Observe a seguinte passagem do texto: “A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade.” (7º§). A respeito dela, analise as afirmativas a seguir.

I- Os verbos “abrir” e “ligar”, nessa construção, são transitivos diretos, portanto não exigem complemento com preposição.
II- O verbo “assistir”, no sentido de ver/presenciar, é transitivo indireto e se relaciona com o objeto através da preposição a.
III- O verbo “ir” é intransitivo e exige como complemento circunstancial um advérbio introduzido pela preposição a.
IV- O verbo “ver”, sinônimo de assistir/presenciar, é transitivo indireto e, nessa construção, pode relacionar-se ao objeto sem preposição.

Está correto o que se afirma em:
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

Abrir/ligar são VTD, assistir (ver) é VTI com 'a' e ir é intransitivo com adjunto/complemento circunstancial introduzido por 'a'.

I está correta, pois abrir e ligar pedem objeto direto, sem preposição. II está correta, pois assistir no sentido de ver exige a preposição 'a' ('assistir a comerciais'). III está correta, pois 'ir' indica destino e é acompanhado de circunstância de lugar com 'a' ('ir ao cinema').

Análise das alternativas

IV está errada: 'ver' é transitivo direto ('ver anúncios'), não indireto. Por isso as alternativas A, B, C e E, que incluem IV ou omitem I ou II, estão incorretas.

Referência: Transitividade verbal: abrir, ligar, assistir, ir, ver.

Resolução comentada do VaiConcursos.

Língua Portuguesa Funções da Palavra “Se”

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 1 (questões de 01 a 09)

Eu sei, mas não devia

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Jornal do Brasil, 1972.

Assinale a opção correta quanto à classificação do emprego da palavra “se”.

Destaques do original (sublinhados):
Alternativas (A) a (E) com a palavra “se” sublinhada em cada trecho citado.
Selecione uma alternativa

Língua Portuguesa Polissemia

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 1 (questões de 01 a 09)

Eu sei, mas não devia

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Jornal do Brasil, 1972.

A polissemia é a propriedade de uma palavra adquirir multiplicidade de sentido, que só se explica dentro do contexto. Com base nessa afirmação, assinale a opção em que ambas as palavras destacadas têm significado equivalentes.

Destaques do original (sublinhados):
Alternativas (A) a (E) com as palavras sublinhadas em cada par: “trabalho”/“trabalho”, “pesado”/“pesado”, “poupar”/“poupar”, “vista”/“vista”, “torce”/“torcem”.
Selecione uma alternativa

Língua Portuguesa Acentuação Gráfica

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 1 (questões de 01 a 09)

Eu sei, mas não devia

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Jornal do Brasil, 1972.

Em “A comer sanduíche porque não dá para almoçar.” (3º§), a palavra destacada segue a mesma regra de acentuação da opção:

Destaques do original (sublinhados):
Trecho do enunciado com a palavra “sanduíche” sublinhada.
Selecione uma alternativa

Língua Portuguesa Crase

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 1 (questões de 01 a 09)

Eu sei, mas não devia

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Jornal do Brasil, 1972.

Assinale a opção cuja crase se justifica, respectivamente, pelo mesmo caso empregado em “E, à medida que se acostuma, esquece o sol [...]” (2º§) e “A gente se acostuma à poluição.” (8º§).
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

Crase em locução prepositiva feminina e em preposição a + artigo a.

Segundo o gabarito, 'à medida que' é tratado como locução de palavra feminina, e 'à poluição' resulta da fusão da preposição exigida por 'acostuma-se a' com o artigo 'a'. Em E, 'à procura de' é locução prepositiva feminina e 'à felicidade' é preposição + artigo, como no texto. Atenção: a alternativa A também apresenta crase em 'à proporção que' e em 'à casa da vovó', então a questão é discutível.

Análise das alternativas

A) Segundo o gabarito, não reproduz os dois casos do texto, embora seja a alternativa mais controversa. B) 'Vá à Bahia' tem crase por regência, mas 'à espera' é locução, o que não reproduz o padrão do texto. C) Não se usa crase diante de nome próprio de pessoa sem artigo, e 'até à' é facultativo. D) 'À sua mãe' é opcional, e 'às pressas' é locução adverbial. Nenhuma dessas segue o padrão pedido.

Referência: Crase: locuções prepositivas femininas e fusão preposição + artigo.

Resolução comentada do VaiConcursos.

Língua Portuguesa Pontuação — Emprego da Vírgula

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 2 (questões 10 a 12)

Charge em preto e branco intitulada “FÉRIAS...”. À esquerda, um adulto sorridente aponta e diz: “VOCÊ DEVIA APROVEITAR, JÚNIOR, SAIR LÁ FORA PARA BRINCAR E SE CONECTAR COM A MÃE NATUREZA!”. À direita, um garoto sentado numa poltrona, olhando um aparelho eletrônico, responde: “EU JÁ TENTEI ISSO, MAS A MÃE NATUREZA NÃO TEM WI-FI.”. Rodapé com endereços www.blogdoafr.com.br e assinatura do autor.

Considere a fala da primeira personagem: “Você devia aproveitar, Júnior, sair lá fora para brincar e se conectar com a mãe natureza!”. Assinale a opção em que o emprego da vírgula foi utilizado pelo mesmo motivo.
Selecione uma alternativa

Língua Portuguesa Interpretação de Charge

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 2 (questões 10 a 12)

Charge em preto e branco intitulada “FÉRIAS...”. À esquerda, um adulto sorridente aponta e diz: “VOCÊ DEVIA APROVEITAR, JÚNIOR, SAIR LÁ FORA PARA BRINCAR E SE CONECTAR COM A MÃE NATUREZA!”. À direita, um garoto sentado numa poltrona, olhando um aparelho eletrônico, responde: “EU JÁ TENTEI ISSO, MAS A MÃE NATUREZA NÃO TEM WI-FI.”. Rodapé com endereços www.blogdoafr.com.br e assinatura do autor.

Que elemento criado pelo chargista confere humor ao texto?
Selecione uma alternativa

Língua Portuguesa Interpretação de Charge

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 2 (questões 10 a 12)

Charge em preto e branco intitulada “FÉRIAS...”. À esquerda, um adulto sorridente aponta e diz: “VOCÊ DEVIA APROVEITAR, JÚNIOR, SAIR LÁ FORA PARA BRINCAR E SE CONECTAR COM A MÃE NATUREZA!”. À direita, um garoto sentado numa poltrona, olhando um aparelho eletrônico, responde: “EU JÁ TENTEI ISSO, MAS A MÃE NATUREZA NÃO TEM WI-FI.”. Rodapé com endereços www.blogdoafr.com.br e assinatura do autor.

Na charge, o autor explorou a linguagem verbal e a linguagem não-verbal. Com base nessa informação, assinale a opção que melhor expressa a intenção do chargista na criação do texto.
Selecione uma alternativa

Língua Portuguesa Variação Linguística

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Texto-base:
Texto 3 (questão 13)

Tirinha “Vida moderna” (www.nagado.com), em três quadrinhos. 1º: um médico, lendo um papel, diz ao paciente: “DE ACORDO COM O LAUDO, VOCÊ ESTÁ COM UM PROCESSO DE INTUMESCÊNCIA RESULTANTE DE LESÃO INFLAMATÓRIA E NECROSE SUBCUTÂNEA!”. 2º: o paciente, com a mão na cabeça, exclama: “MEU DEUS, DOUTOR!!!!! E QUANTO TEMPO EU TENHO DE VIDA???”. 3º: o médico, sorrindo, responde: “AH, NÃO SE PREOCUPE! É SÓ UM FURÚNCULO!”. Legenda: Baseado em uma coluna de Max Gehringer (Revista Época - 10/07/2006).

Quando se fala em variação linguística, analisam-se os diferentes modos em que é possível expressar-se em uma língua. Levando-se em conta a escolha de palavras feita no primeiro quadrinho, é correto afirmar que esse é um exemplo de variação:
Selecione uma alternativa

Língua Portuguesa Concordância Verbal e Nominal

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Em todos os enunciados abaixo, a concordância está correta, EXCETO em:
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

O verbo haver no sentido de existir é impessoal e não admite plural.

Em E, 'podem haver vários momentos' está incorreto. Quando haver significa existir, ele é impessoal, e o verbo auxiliar que o acompanha também fica no singular: 'pode haver'.

Análise das alternativas

A) 'Bastantes' concorda com 'situações', e o verbo concorda com 'nós'. B) 'Bastante atrasada' é advérbio e concorda com 'Karina'. C) 'A maior parte das pessoas se acostumam' é concordância aceita com o sentido plural, e 'haja vista' é expressão fixa. D) 'Existem' concorda com 'pessoas', e 'sobressaltada' concorda com 'eu' (feminino).

Referência: Concordância verbal: verbo haver impessoal e verbos auxiliares.

Resolução comentada do VaiConcursos.

Língua Portuguesa Ortografia — Emprego do “S”

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Assinale a opção em que todas as palavras destacadas estão corretas quanto ao emprego do “s”.
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

Grafia correta com s/z/ç: pretensão, repulsa, cheirosa, marquesa.

Em D todas as palavras estão corretas. 'Pretensão' vem de pretenso (-são após -nd/-rg/-rt/-ns), 'repulsa' é grafada com s, 'cheirosa' usa o sufixo -osa e 'marquesa' usa o sufixo -esa, que indica título de nobreza.

Análise das alternativas

A) O correto é 'estupidez'. B) O correto é 'destreza' e 'cicatriz'. C) O correto é 'canalização', com ç. E) O correto é 'detenção', com ç, pois vem de deter (como ter → tenção/tensão varia, mas 'detenção' é a forma correta).

Referência: Ortografia: emprego de s, z e ç; sufixos -esa, -osa e -ez.

Resolução comentada do VaiConcursos.

Matemática Progressão Aritmética

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Dadas as progressões aritméticas A: ( 2,x,8), B: (5,y,11) e C: (8,z,14). Determine a soma dos seis primeiros termos da PA (x,y,z...) e marque a opção correta.
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

x=5, y=8, z=11 formam a PA (5, 8, 11,...) de razão 3; S₆ = 75.

Em cada PA o termo do meio é a média dos extremos: x = (2+8)/2 = 5, y = (5+11)/2 = 8, z = (8+14)/2 = 11. A PA (5, 8, 11, ...) tem r = 3, e a₆ = 5 + 5·3 = 20. Assim, S₆ = (5+20)·6/2 = 75.

Análise das alternativas

A) 15 é a soma de x+y+z menos 9, sem sentido aqui. B) 24 e C) 33 são somas parciais. D) 65 não corresponde à soma. Somente 75 satisfaz S₆.

Referência: Progressão aritmética: termo geral e soma

Resolução comentada do VaiConcursos.

Matemática Potenciação e Equações Exponenciais

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Dada a equação Equação: fração com numerador p elevado a q menos p elevado a menos q e denominador p elevado a q mais p elevado a menos q, igual a r.,onde q ∈ R e 0 < p ≠1, o valor de Expressão p elevado a 2q. é:
Selecione uma alternativa

Matemática Trigonometria — Redução ao Primeiro Quadrante

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Determine o cosseno de 1935° e marque a opção correta.
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

1935° é côngruo a 135°, cujo cosseno é −√2/2.

1935 − 5·360 = 135°. Como 135° está no 2º quadrante, cos 135° = −cos 45° = −√2/2.

Análise das alternativas

A) √2/2 teria sinal positivo (1º quadrante). B) 1 e C) 1/2 e D) −1/2 não correspondem aos ângulos de 45° e 135°, cujo cosseno tem módulo √2/2.

Referência: Trigonometria: redução ao 1º quadrante

Resolução comentada do VaiConcursos.

Matemática Trigonometria no Triângulo Retângulo

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Encontre a medida do segmento CD na figura abaixo, sabendo que BCDE é um retângulo e BA = 75 cm , e marque a opção correta.

Figura: retângulo BCDE com C e D no alto e B e E na base; o ponto A está à direita de E, alinhado com a base BE. Estão traçados os segmentos CA e DA. Há ângulo de 60° em C, entre CB e CA, e ângulo de 30° em D, entre DE e DA. Há ângulos retos em B e em E.
Selecione uma alternativa

Matemática Polinômios — Teorema do Resto

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021

Marinha do Brasil — Diretoria de Ensino da Marinha · Aprendiz-Marinheiro (CPAEAM) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Encontre o valor de K para que o resto da divisão de P(x) = 5x² - 4kx + 2 por 2x – 6 seja 5, e marque a opção correta.
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

Pelo Teorema do Resto, P(3) = 5, o que dá k = 7/2.

A raiz de 2x − 6 é x = 3. P(3) = 5·9 − 12k + 2 = 47 − 12k. Igualando a 5, 12k = 42 e k = 7/2.

Análise das alternativas

A) 9/2, C) 11/2, D) 5 e E) 6 não satisfazem 47 − 12k = 5.

Referência: Teorema do Resto (D'Alembert)

Resolução comentada do VaiConcursos.