Pular para o conteúdo

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) · Marinha do Brasil — Hospital Naval Marcílio Dias 2024

Questão 9 — Farmacologia: Digitálicos — Toxicidade da Digoxina

Farmacologia Digitálicos — Toxicidade da Digoxina

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2024 Superior

Marinha do Brasil — Hospital Naval Marcílio Dias · Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização para Enfermeiros nos moldes de Residência de Enfermagem (C-EENF) — Enfermagem · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Uma preocupação importante associada à terapia com digoxina é a toxicidade por digitálicos. São efeitos da toxidade por digitálicos, EXCETO:
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

A toxicidade digitálica não causa taquicardia como efeito típico.

A intoxicação por digoxina causa anorexia, náuseas, vômitos, distúrbios visuais (halos amarelados), confusão e fadiga. No coração, o efeito típico é bradicardia e bloqueios, pois a digoxina reduz a frequência. Por isso a taquicardia é a exceção, segundo o gabarito.

Análise das alternativas

A) Errada: a anorexia é efeito da toxicidade. B) Errada: as náuseas são efeito da toxicidade. C) Errada: os distúrbios visuais são efeito característico. D) Errada: a confusão é efeito neurológico da toxicidade.

Referência: Brunner & Suddarth – Farmacologia cardiovascular (digitálicos).

Resolução comentada do VaiConcursos.

Ver gabarito

Gabarito: E

Fonte: Gabarito preliminar: Gabarito final C-EENF 2024 — página 1