Gabarito disponível
Resolução comentada
Se a NP for interrompida abruptamente, deve-se infundir dextrose para prevenir hipoglicemia rebote.
A interrupção súbita da NP pode causar hipoglicemia rebote, porque o pâncreas continua secretando insulina em resposta à carga de glicose. Se a NP parar de repente, o texto da questão indica administrar dextrose na mesma velocidade por 1 a 2 horas. A ideal é retirar a NP de forma gradual.
Análise das alternativas
A) Errada: a bomba de infusão é recomendada para controlar a velocidade, e a infusão por gravidade aumenta o risco de sobrecarga. B) Errada: a NP deve ter via exclusiva, sem infusão em Y com outras drogas. C) Errada: a interrupção abrupta deve ser evitada, não recomendada. E) Errada: a NP não é compatível com outros medicamentos por incompatibilidade e risco de contaminação, e não por interferir na absorção, já que é intravenosa.
Referência: Brunner & Suddarth, 2020: Nutrição parenteral.
Resolução comentada do VaiConcursos.