Pular para o conteúdo

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) · Marinha do Brasil — Quadro de Apoio à Saúde do Corpo de Saúde da Marinha 2024

Questão 32 — Farmacologia: Efeitos Adversos de Medicamentos — Hiponatremia

Farmacologia Efeitos Adversos de Medicamentos — Hiponatremia

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2024 Superior

Marinha do Brasil — Quadro de Apoio à Saúde do Corpo de Saúde da Marinha · Farmácia · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Um paciente do sexo masculino, 78 anos, é trazido pelo filho ao serviço de emergência com confusão mental e queda da própria altura. Os exames laboratoriais revelam quadro de hiponatremia. Segundo Goodman (2019), qual medicamento utilizado pelo paciente pode ter contribuído para a hiponatremia observada?
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

A indapamida, diurético tiazídico, causa hiponatremia.

Os diuréticos tiazídicos e similares, como a indapamida, aumentam a excreção de sódio e podem causar hiponatremia. Isso é especialmente comum em idosos e pode causar confusão mental e quedas.

Análise das alternativas

A) O enalapril causa hipercalemia, não hiponatremia típica. C) A sinvastatina não altera o sódio. D) A prednisona causa retenção de sódio. E) O riluzol não está associado a hiponatremia.

Referência: Goodman & Gilman, As Bases Farmacológicas da Terapêutica (2019) – diuréticos.

Resolução comentada do VaiConcursos.

Ver gabarito

Gabarito: B

Fonte: Gabarito preliminar: Gabarito final SSPM — Farmácia, página 2