Pular para o conteúdo

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) · Marinha do Brasil 2025

Questão 2 — Psiquiatria: Intoxicação por Anfetaminas

Psiquiatria Intoxicação por Anfetaminas

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2025 Superior

Marinha do Brasil · Quadro de Médicos do Corpo de Saúde da Marinha (CP-CSM-Md) — Área Médica · Caderno Rosa

Gabarito disponível

Mulher de 23 anos é levada ao pronto-socorro por estar apresentando súbita alteração de comportamento. Familiares desconfiam de que ela esteja fazendo uso de algum tipo de substância psicoativa, mas não sabem informar qual. Com base nessas informações, quais seriam os sintomas mais compatíveis com uma intoxicação por anfetamina?
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

A intoxicação por anfetamina cursa com anorexia, diaforese e midríase.

A intoxicação por anfetaminas é simpatomimética: causa midríase, taquicardia, hipertensão, sudorese (diaforese), agitação e redução do apetite (anorexia).

Análise das alternativas

A) Falta de coordenação não é típica. B) Miose, disartria e sonolência sugerem opioides ou sedativos. D) Hiperfagia e hiperemia conjuntival sugerem canabinoides. E) Rubor, fala arrastada e marcha oscilante sugerem álcool ou sedativos.

Referência: DSM-5 e Harrison: intoxicação por estimulantes.

Resolução comentada do VaiConcursos.

Ver gabarito

Gabarito: C

Fonte: Gabarito preliminar: Gabarito final — CP-CSM-Md 2025, Área Médica