Pular para o conteúdo

Diretoria de Ensino da Marinha · Marinha do Brasil 2015

Questão 11 — Periodontia: Hiperplasia Gengival Induzida por Medicamentos

Periodontia Hiperplasia Gengival Induzida por Medicamentos

Diretoria de Ensino da Marinha 2015 Superior

Marinha do Brasil · Cirurgião-Dentista (Quadro de Cirurgiões-Dentistas do Corpo de Saúde da Marinha) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Segundo Lindhe, Lang e Karring (2010), a hiperplasia gengival pode ocorrer como efeito colateral para medicações sistêmicas. Qual das medicações abaixo pode apresentar esse efeito colateral?
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

A ciclosporina pode causar hiperplasia gengival como efeito colateral.

A ciclosporina, um imunossupressor, é uma das drogas clássicas associadas à hiperplasia gengival, junto com a fenitoína e os bloqueadores de canais de cálcio, como a nifedipina.

Análise das alternativas

B) Errada: o paracetamol é um analgésico e não causa hiperplasia gengival. C) Errada: o diclofenaco é um anti-inflamatório e não causa hiperplasia gengival. D) Errada: a vitamina C não causa hiperplasia, e a carência dela provoca alterações gengivais. E) Errada: o diazepam é um benzodiazepínico e não está associado à hiperplasia gengival.

Referência: Lindhe, Lang e Karring (2010), Tratado de Periodontia Clínica e Implantodontia Oral.

Resolução comentada do VaiConcursos.

Ver gabarito

Gabarito: A

Fonte: Gabarito preliminar: Gabarito CP-CSM-CD/2015 — página 1