Gabarito disponível
Um farmacêutico clínico estava avaliando o caso de um paciente com giardíase que apresentou melhora significativa dos sintomas gastrointestinais (diarreia, cólicas abdominais e flatulência) após tratamento com metronidazol 250 mg, três vezes ao dia, por 7 dias. Durante a anamnese farmacêutica, o paciente relatou gosto metálico na boca e persistência de pirose epigástrica.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
O metronidazol forma radicais citotóxicos após redução do grupo nitro por nitrorredutases anaeróbias.
Resolução comentada
O metronidazol é ativado por nitrorredutases anaeróbias, formando radicais citotóxicos.
O grupo nitro do metronidazol é reduzido por proteínas de transporte de elétrons de baixo potencial redox, como a ferredoxina e nitrorredutases, em anaeróbios e protozoários como a Giardia. Isso gera radicais livres e intermediários citotóxicos que lesam o DNA do parasita.
Análise das alternativas
Certo: correto. Errado: incorreto, pois a formação de radicais após redução do grupo nitro é o mecanismo central do fármaco.
Referência: Goodman & Gilman, As Bases Farmacológicas da Terapêutica.
Resolução comentada do VaiConcursos.