Gabarito disponível
Com relação à assistência de enfermagem ao adulto portador de transtorno mental e da composição da rede de atenção psicossocial no âmbito do SUS, julgue os itens subsequentes.
Embora o uso de psicofármacos benzodiazepínicos seja um dos recursos para o tratamento em saúde mental, pacientes sob seu efeito manifestam, em geral, impregnação motora e perda da mímica facial, acompanhada de tremor de repouso.
Embora o uso de psicofármacos benzodiazepínicos seja um dos recursos para o tratamento em saúde mental, pacientes sob seu efeito manifestam, em geral, impregnação motora e perda da mímica facial, acompanhada de tremor de repouso.
Resolução comentada
Os sintomas descritos são típicos de antipsicóticos, não de benzodiazepínicos.
Impregnação motora, perda da mímica facial e tremor de repouso são sinais extrapiramidais (parkinsonismo medicamentoso) associados aos antipsicóticos. Os benzodiazepínicos causam sedação, relaxamento muscular, ataxia e prejuízo de memória.
Análise das alternativas
A) Errada: atribui ao fármaco errado os efeitos. B) Correta: o quadro descrito é de antipsicóticos.
Referência: Farmacologia em saúde mental; materiais do Ministério da Saúde sobre psicofármacos.
Resolução comentada do VaiConcursos.