Pular para o conteúdo

Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) / Serviço de Seleção… · Marinha do Brasil — Corpo de Saúde da Marinha 2018

Questão 38 — Anestesiologia Odontológica: Superdosagem de Anestésicos Locais

Anestesiologia Odontológica Superdosagem de Anestésicos Locais

Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) / Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2018 Superior

Marinha do Brasil — Corpo de Saúde da Marinha · Cirurgião-Dentista — Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Durante uma consulta odontológica, após aplicação de solução anestésica local, o paciente começa a apresentar os seguintes sintomas: desorientação, confusão mental, visão dupla, gosto metálico, zumbido nos ouvidos, miose, náusea e vômito. De acordo com Andrade e Ranali (2011), o que pode ter causado tais sintomas?
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

O quadro descreve toxicidade do sal anestésico em fase inicial.

Gosto metálico, zumbido, visão dupla, confusão mental, náusea e vômito são sinais de superdosagem do anestésico local, com ação no sistema nervoso central. A superdosagem do vasoconstritor causaria sintomas cardiovasculares, como taquicardia e hipertensão.

Análise das alternativas

A) A metemoglobinemia causa cianose. B) A hipoglicemia tem outro quadro. C) A superdosagem do vasoconstritor leva a taquicardia, palpitação e hipertensão. D) A hiperventilação cursa com tontura e parestesias.

Referência: Andrade e Ranali (2011).

Resolução comentada do VaiConcursos.

Ver gabarito

Gabarito: E

Fonte: Gabarito preliminar: Gabarito Final CP-CSM-CD 2018 — página 1