Gabarito disponível
O lítio, quando utilizado concomitantemente à ECT, pode estar associado à ocorrência de sintomas confusionais e convulsões espontâneas no período pós-procedimento, por isso, embora existam controvérsias na literatura quanto à real magnitude desses efeitos adversos, havendo estudos que até sugerem a segurança da manutenção do lítio durante a ECT, a orientação clínica predominante é a de suspensão do fármaco ao menos 48 horas antes da aplicação da terapia eletroconvulsiva.
Resolução comentada
O lítio com ECT pode causar confusão e convulsões prolongadas; recomenda-se suspendê-lo antes, apesar de controvérsias.
O lítio associado à ECT pode aumentar a confusão pós-ictal, o delirium e, em alguns relatos, causar convulsões prolongadas ou espontâneas. A prática predominante é suspendê-lo cerca de 24 a 48 horas antes das sessões, embora haja estudos que sugerem segurança de sua manutenção. A assertiva reflete esse cenário.
Análise das alternativas
Certo: correto, conforme o gabarito. Errado: incorreto, pois a assertiva descreve fielmente o risco, a controvérsia e a conduta predominante.
Referência: APA Task Force on ECT; Kaplan & Sadock.
Resolução comentada do VaiConcursos.