Pular para o conteúdo

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) · Marinha do Brasil — Hospital Naval Marcílio Dias 2021

Questão 31 — Farmacologia: Digitálicos — Intoxicação

Farmacologia Digitálicos — Intoxicação

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2021 Superior

Marinha do Brasil — Hospital Naval Marcílio Dias · Curso de Especialização em Enfermagem nos moldes de Residência (C-EENF) — Enfermagem · Caderno Amarela

Gabarito disponível

As medicações digitálicas são drogas utilizadas com certa frequência em unidades cardiointensivas. Em relação à intoxicação por digitálicos, é correto afirmar que se manifesta da seguinte forma:
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

A intoxicação digitálica cursa com arritmia, anorexia, náuseas, vômitos, cefaleia e mal-estar.

Os sinais clássicos da intoxicação por digitálicos são gastrintestinais (anorexia, náuseas, vômitos), neurológicos (cefaleia, fadiga, mal-estar) e arritmias cardíacas. A alternativa E reúne esse quadro.

Análise das alternativas

A) Cita taquicardia, enquanto o quadro tipicamente envolve bradicardia/arritmias. B) Descreve efeito rebote e hipercapnia, não característicos. C) Cita hipertensão e aumento da FR, não típicos. D) Descreve quadro de baixo débito, sem os sintomas gastrintestinais.

Referência: Farmacologia: digoxina e toxicidade digitálica.

Resolução comentada do VaiConcursos.

Ver gabarito

Gabarito: E

Fonte: Gabarito preliminar: Gabarito final C-EENF 2021 — página 1