Pular para o conteúdo

Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) · Marinha do Brasil — Corpo de Saúde da Marinha 2013

Questão 22 — Farmacologia: Benzodiazepínicos — Efeito Paradoxal

Farmacologia Benzodiazepínicos — Efeito Paradoxal

Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) 2013 Superior

Marinha do Brasil — Corpo de Saúde da Marinha · Cirurgião-Dentista (Quadro de Cirurgiões-Dentistas do Corpo de Saúde da Marinha) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Um paciente que jamais havia feito uso de diazepam, após a administração de tal fármaco com a finalidade de sedação, apresentou intensa agitação decorrente do uso do medicamento. Segundo Andrade (2006), qual é o nome dessa reação farmacológica?
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

Agitação após benzodiazepínico é efeito paradoxal.

Efeito paradoxal é a reação oposta à esperada, como agitação, em vez de sedação, em paciente sem uso prévio. Aqui o diazepam, sedativo, causou intensa agitação.

Análise das alternativas

B e D) Efeito colateral ou secundário é um efeito adicional previsível, não oposto ao esperado. C) A superdosagem é a manifestação de dose excessiva. E) Tolerância é a redução da resposta após uso repetido, o que não se aplica a quem nunca usou.

Referência: Andrade, Terapêutica Medicamentosa em Odontologia, 2006.

Resolução comentada do VaiConcursos.

Ver gabarito

Gabarito: A

Fonte: Gabarito preliminar: Alteração de gabaritos — página 1