Gabarito disponível
Sobre o caso, podemos afirmar que:
Resolução comentada
Parkinsonismo provavelmente induzido por fármacos (flunarizina e metoclopramida): revisar e suspender.
O paciente usa flunarizina (bloqueador de canal de cálcio com ação antidopaminérgica) e Plasil (metoclopramida, antagonista D2), ambos causadores de parkinsonismo medicamentoso, sobretudo em idosos. A conduta inicial é revisar os medicamentos e suspender os agentes suspeitos, com reavaliação posterior.
Análise das alternativas
A) Iniciar levodopa sem investigar a causa medicamentosa é inadequado. B) Nada sugere paralisia supranuclear progressiva (sem alteração do olhar vertical, quedas precoces). C) Entacapone não trata parkinsonismo medicamentoso; o manejo é suspender o fármaco. E) A amiodarona não é o principal agente causal, e a hipótese de doença de Parkinson primária é precipitada.
Referência: Geriatria - parkinsonismo secundário a drogas.
Resolução comentada do VaiConcursos.