Pular para o conteúdo

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) · Hospital Naval Marcílio Dias (Marinha do Brasil) 2025

Questão 4 — Farmacologia: Nitroprussiato de sódio — Intoxicação por cianeto

Farmacologia Nitroprussiato de sódio — Intoxicação por cianeto

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2025 Superior

Hospital Naval Marcílio Dias (Marinha do Brasil) · Residência Médica — Especialidades com Acesso Direto · Caderno Amarela

Gabarito disponível

O medicamento mais utilizado no Brasil para emergência hipertensiva é o nitroprussiato de sódio. Esse fármaco é metabolizado em cianeto, que pode causar:
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

A toxicidade por cianeto do nitroprussiato causa acidose metabólica (láctica).

O cianeto inibe a citocromo-oxidase mitocondrial e bloqueia a respiração aeróbia. Isso gera metabolismo anaeróbio, produção de lactato e, portanto, acidose metabólica com ânion gap aumentado.

Análise das alternativas

A, B e C) Erradas: a intoxicação por cianeto não produz alcalose. D) Errada: a acidose respiratória decorre de hipoventilação, não da inibição da cadeia respiratória celular.

Referência: Farmacologia: nitroprussiato de sódio e intoxicação por cianeto/tiocianato.

Resolução comentada do VaiConcursos.

Ver gabarito

Gabarito: E

Fonte: Gabarito preliminar: Gabarito final — página 1