Pular para o conteúdo

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) · Hospital Naval Marcílio Dias — Marinha do Brasil 2025

Questão 26 — Toxicologia: Intoxicação por Paracetamol

Toxicologia Intoxicação por Paracetamol

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) 2025 Superior

Hospital Naval Marcílio Dias — Marinha do Brasil · Residência Médica — Especialidades com Pré-requisito em Clínica Médica (Cardiologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Geriatria e Gerontologia, Endocrinologia) · Caderno Amarela

Gabarito disponível

Um homem de 28 anos procura o pronto-socorro quatro horas após ingerir, intencionalmente, 15 comprimidos de 500 mg de paracetamol. Está assintomático, com sinais vitais estáveis. Qual é a conduta mais apropriada nesse momento?
Selecione uma alternativa

Resolução comentada

Ingestão de paracetamol com dose potencialmente tóxica: iniciar N-acetilcisteína sem esperar sintomas.

Foram ingeridos 7,5 g, acima do limiar tóxico de cerca de 7,5 a 10 g (ou 150 mg/kg) em adultos. Como é ingestão intencional e a hepatotoxicidade só aparece tardiamente, o paciente assintomático não deve receber alta. A N-acetilcisteína é o antídoto e, nesse cenário, é a conduta mais apropriada. A decisão se apoia no nomograma de Rumack-Matthew, com dosagem sérica a partir de 4 h, mas a NAC não deve ser adiada se houver dúvida ou atraso.

Análise das alternativas

A) Dar alta é perigoso, pois a lesão hepática é tardia. B) Carvão ativado pode ser considerado na primeira hora, e a observação domiciliar não é adequada. D) Lavagem gástrica não é rotina e a diálise não é indicada. E) Flumazenil é antídoto de benzodiazepínicos.

Referência: Protocolos de toxicologia clínica (nomograma de Rumack-Matthew; N-acetilcisteína).

Resolução comentada do VaiConcursos.

Ver gabarito

Gabarito: C

Fonte: Gabarito preliminar: Gabarito final pós-recursos — página 4 (Clínica Médica, AMARELA)